InícioBlog Com Ele Antes de Ir por Ele
21 Jun, 2026

Com Ele Antes de Ir por Ele

¹³ Jesus subiu ao monte e chamou os que ele mesmo quis, e vieram para junto dele. ¹⁴ Então designou doze para estarem com ele e para os enviar a pregar, ¹⁵ e a exercer a autoridade de expelir demônios. — Marcos 3:13-15

Quando chega a Copa do Mundo, a convocação dos jogadores revela muito mais do que apenas uma lista de nomes; ela reflete visão, estratégia, confiança e propósito. Diante de uma grande missão, a escolha sempre precisa ser intencional. No entanto, quando a missão transcende conquistas terrenas e envolve carregar a mensagem eterna do Reino de Deus, o chamado assume uma relevância ainda maior.

Em Marcos 3, vemos a grandiosa convocação estabelecida por Jesus. Ele não nos convoca para um mero compromisso casual, mas para um propósito claro e transformador que redefine por completo a nossa identidade e as nossas prioridades.

1. A Convocação do Monte

"Jesus subiu ao monte e chamou os que ele mesmo quis, e vieram para junto dele." — Marcos 3:13

Marcos começa relatando que Jesus subiu ao monte para afastar-se da multidão e chamar para perto aqueles que Ele mesmo desejou. O chamado divino não se baseia em mérito, currículo ou prontidão humana, mas na soberania e no amor de Cristo. Isso é pura graça: fomos desejados pelo Senhor antes de qualquer capacidade que possamos apresentar.

No entanto, o chamado requer uma resposta prática. Os discípulos não permaneceram estáticos ou tentaram encaixar Jesus no tempo restante de suas agendas; eles decidiram prontamente ir para junto dEle. O verdadeiro discipulado tem início quando decidimos responder ativamente e de forma intencional ao chamado de aproximação de Jesus.

2. Jesus os Trouxe Para Perto

"Então designou doze para estarem com ele..." — Marcos 3:14a

A prioridade de Jesus é surpreendente e confronta o ativismo de nossa geração: antes de enviá-los para pregar ou expulsar demônios, Ele os chamou para estarem com Ele. Isso nos ensina que o relacionamento antecede a missão e a presença deve vir antes do serviço. O desejo do Senhor é ter a nossa companhia diária e o nosso coração totalmente voltado para Ele.

Muitas vezes, buscamos as plataformas, os holofotes e o movimento ministerial, negligenciando a intimidade silenciosa e preciosa do secreto. Ninguém é capaz de sustentar o ir por Ele se não aprender primeiro a valorizar e priorizar o estar com Ele.

3. Vivendo a Autoridade de Jesus

"...e para os enviar a pregar, e a exercer a autoridade de expelir demônios." — Marcos 3:14b-15

A intimidade com Cristo não nos isola do mundo; pelo contrário, ela serve de fundamento essencial para o envio. Jesus nos capacita a pregar a Sua Palavra e nos delega autoridade espiritual para confrontar as trevas e manifestar o Seu Reino. Essa autoridade espiritual, contudo, não nos pertence e não pode ser fabricada por nosso esforço pessoal.

A ordem estabelecida no texto é perfeita e inalterável: primeiro presença, depois missão; primeiro comunhão, depois autoridade. A eficácia e a saúde de nossa missão dependem diretamente de cultivarmos uma vida íntima e real de comunhão com o Senhor.

Conclusão

Ao observarmos a ordem clara em Marcos 3, percebemos que o plano de Jesus começa com o chamado para perto e só então resulta no envio seguro. Inverter essa sequência divina resulta em ativismo vazio, desgaste ministerial e enfraquecimento espiritual. O verdadeiro serviço nasce exclusivamente de um coração saciado pela presença constante do Salvador.

Portanto, antes de se questionar para onde deve ir ou o que deve realizar, pergunte-se se você tem dedicado tempo real para estar com Ele. Que a sua maior decisão hoje seja responder de todo o coração ao convite de se aproximar dEle e habitar em Sua maravilhosa presença.

Downloads Disponíveis

Baixe os materiais de apoio associados a este sermão.